terça-feira, 25 de maio de 2010

Casa de Pensão - Aluísio Azevedo


Estou postando mais uma dica sobre um livro, que também é muito procurado e reconhecido por diversos vestibulares, inclusive li este livro sob indicação de uma apostila escolar, um romance de muito sucesso, se despertou sua curiosidade vale a pena ler esta sinopse e procurar o livro em alguma biblioteca sebo etc
Casa de Pensão, Amâncio de Vasconcelos, um jovem maranhense, vem para o Rio de Janeiro, com o propósito de realizar o curso de Medicina. De início hospeda-se em casa de um conhecido da família, Luís Campos, que vivia com sua mulher Dona Maria Hortência e uma cunhada, Dona Cadotinha. Entretanto, Amâncio encontrara-se! com um amigo e co-provinciano, Paiva Rocha, e passa a viver uma vida desvairada e boêmia. As extravagâncias de chegar altas horas da noite, faltar às aulas, embebedar-se, não lhe eram permitidas em casa de Campos. Por outro lado, o jovem estudante começara a despertar um certo interesse no coração de Hortência. Levado por esses motivos, resolve ele mudar-se para a pensão de João Coqueiro, que lhe fora apresentado por Paiva Rocha. Acaba envolvido por Amélia, irmã de João Coqueiro, que finge ignorar o romance e explora-a, exigindo dinheiro do rapaz [Amâncio]. Enredado no ambiente asfixiante e corrupto da pensão de João Coqueiro e de Mme. Brizard, sua mulher, envolvido em uma série de tramas, Amâncio resolve viajar para São Luís, para rever a mãe, agora viúva. João Coqueiro suspeita da viagem, e consegue que a polícia prenda Amâncio sob acusação de defloramento, da qual o estudante é absolvido, em rumoroso julgamento.
Inconformado com a absolvição, João Coqueiro assassina Amâncio com um tiro.
Gostaram? Espero que sim, abraços!

4 comentários:

  1. hum , me parece interessante.
    Irei na biblioteca mais próxima para dar uma olhada.
    vlw a dica.

    ;)

    http://redesenhei.blogspot.com/
    passa lá

    ResponderExcluir
  2. Vai sim, a leitura será bem aproveitada, visitarei seu blog.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que maravilha poder encontrar uma dica de livro maravilhosa como essa num Blog.... Blog também é cultura MESMO!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Magina, procurarei sempre indicar novos livros!

    ResponderExcluir