terça-feira, 18 de maio de 2010

O Cortiço - Aluísio Azevedo


Para quem não conhece este fabuloso livro, eu os indico ler.
Uma leitura muito divertida, cheia de suspense que faz você viajar o tempo todo. Além do mais, é muito conhecido pela sociedade, reconhecido também por vestibulinhos, para quem não conhece vai ai uma sinopse.
O Cortiço é um romance de autoria do escritor brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890.É um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursor das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem.O autor descreve a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, os burgueses, os negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria, ou mesmo a simplicidade de outros.
Para quem se interessou vale a pena ir até uma biblioteca, sebo etc a procura deste conto!

4 comentários:

  1. O livro é excelente, mas o problema é que a grande maioria das pessoas leram o livro como obrigação para a escola e por prestar vestibular.

    ResponderExcluir
  2. Eu por exemplo, li como obrigação pela escola, mas gostei muito e indico para quem não leu.

    ResponderExcluir
  3. Bem, vou procurar esse livro, obrigado a indicação. São poucos que falam de livros.

    ResponderExcluir
  4. Todo ano releio este livro ao menos uma vez. Um clássico do Realismo, genial!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir